Seja bem vindo!

Seja bem vindo!!!
Aqui você encontra um lugar para trocar idéias, artigos, sugestões e se inspirar.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Petrobrás, Capitalização e o Brasil
Paulo Cézar de Souza junior


A Capitalização da Petrobras foi necessária para alavancar a capacidade de endividamento da empresa e evitar que ela perdesse o grau de investimento, além de captar recursos para o ambicioso plano de investimentos, que diga-se de passagem é superior aos planos de Exxon ou Shell, é na verdade o maior do mundo.

Exxon e Shell são empresas privadas e emitem ações quando querem . A Petrobras é uma empresa de economia mista e o governo brasileiro tem interesse estratégico em manter seu controle acionário, deste modo não pode emitir ações como Exxon ou Shell.

Apesar de serem privadas Exxon e Shell executam estratégias de ação em consonância incrível com as políticas e estratégias de seus países de origem, o que sugere que há sim uma ligação entre as empresas e os governos de seus países sede, apesar de essa ligação não estar relacionada ao controle acionário. Pelo menos não de maneira explicita.

O Brasil não pode se dar a esse luxo. O caso da Vale é emblemático , hoje a estratégia de desenvolvimento do país esta totalmente descolada da estratégia de negócios da Vale e o governo pouco pode fazer para alterar a situação. A Vale hoje exporta minério bruto que é convertido em aço, trilhos, carros, etc na China e é revendido ao Brasil, criando renda e empregos na China.

Não podemos nos dar ao luxo de separar a Petrobras de nossas políticas de desenvolvimento, os investimentos da Petrobras estão intrinsecamente ligados ao projeto de desenvolvimento do país ( de maneira semelhante as empresas chinesas com o projeto desenvolvimentista da China ), projeto esse coordenado pelo estado e pensado para desenvolver o país, e não apenas gerar lucro máximo no curto prazo. E num contexto de exploração maciça de uma "commodity"- o petróleo no caso -  isso é extremamente delicado, pelo risco de desindustrialização envolvido, a chamada "doença holandesa", que ocorreu na Venezuela por exemplo, que hoje importa quase 100% dos produtos industrializados que consome, utilizando petrodólares para pagá-los .

As Refinarias para transformar óleo bruto em combustível e petroquímicos, e as compras da Petrobras na indústria brasileira, fomentando multinacionais a instalar fábricas no Brasil, contratando funcionários brasileiros, são exemplos da participação da empresa no projeto desenvolvimentista do país.

A capitalização da empresa aumentou o percentual de ações nas mãos do governo. A importância da capitalização vai além de dogmas liberais que denigrem o controle estatal. Foi importante porque possibilitará o levantamento de recursos sem perda de controle estratégico do estado e além disso permitirá que o estado angarie uma parte maior dos dividendos gerados pelos lucros da empresa. Será menos dinheiro para investidores já endinheirados e mais para investimentos no país.

A queda no valor das ações da empresa ocasionada após a capitalização não esta de maneira nenhuma ligada a desconfianças sobre a governança, que continua a mesma, e não haveria porque mudar  já que é benchmarking para outras estatais, esta ligada sim ao aumento da quantidade de ações e as mesmas dúvidas de sempre sobre o preço do barril futuro e o custo do petróleo nas profundezas do pré sal.

Em suma, para continuar a investir e participar como peça fundamental dos planos de desenvolvimento do estado brasileiro, a Petrobras precisava de mais dinheiro e mais acesso a crédito internacionalmente, a solução para isso foi a capitalização, que de quebra permitiu ao estado ter direito a uma participação maior nos lucros da empresa. Lucros que crescem ano após ano demonstrando  que a empresa é bem gerida e que o desenvolvimento do país cria um círculo virtuoso que acaba por beneficiar a própria Petrobras, pois é no Brasil que está seu principal mercado consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário